top of page

Projeto OESTE EDUCA + | ERASMUS + KA1

«No âmbito do Projeto OESTE EDUCA + | ERASMUS + KA1, coordenado pela OesteCIM, a Presidente do Conselho Geral, prof.ª Ana Paula Rodrigues e Coordenadora de Departamento de Línguas, prof.ª Isabel Cunha, participaram numa Mobilidade em Berlim, Alemanha, entre os dias 5 e 09 de dezembro, juntamente com outros docentes de outras escolas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, subordinado aos temas Sistema alemão de ensino profissional dual e Aulas multiculturais (German Dual System and Multicultural Classes).

O primeiro dia de atividades em Berlim iniciou-se com uma sessão de apresentação da Berlink, entidade de acolhimento e do programa de trabalho para a semana de atividades. Posteriormente, foi realizada uma visita cultural, guiada por um elemento da Berlink, passando por alguns dos monumentos mais importantes e emblemáticos da História de Berlim, nomeadamente, o Brandenburger Tor, o parlamento Bundestag e o Memorial do Holocausto entre outros. Foi também efetuada uma visita ao Museu Futurium. Os mercados de Natal, típicos desta época natalícia nesta cidade, também foram pontos de interesse e de visita por parte dos docentes formandos.

Entretanto, e durante a semana, procedeu-se a uma visita de carácter profissional, à escola Berufliche Schule für Sozialwesen Pankow (TBC). Trata-se de uma escola de cariz mais profissional, onde os alunos vão prosseguindo os seus estudos orientando o seu percurso de acordo com as suas aptidões, logo a partir dos 15 anos. Esta escola permite ainda a adultos, (o aluno mais velho tem 58 anos) voltar à escola para fazer alguma especialização e adquirir novas aptidões. Aqui foi possível perceber o investimento do sistema educativo alemão ao nível do ensino profissional.

Um representante da empresa Prenzl Repair , um aluno português que veio para Berlim fazer o seu estágio de Erasmus + Pro tendo sido posteriormente convidado a fazer parte da equipa permanente desta empresa, deu o seu testemunho, fazendo referência à sua experiência, enquanto aluno que frequentou o ensino dual em Portugal. Seguiu-se um seminário acerca do sistema de ensino dual, com o Prof. Dr. Jochen Hille, e como é implementado na Alemanha, que privilegia uma maior especialização dos alunos, pois é estabelecida uma ligação mais ativa entre o aluno e as empresas, a partir do início do curso, o que permite desenvolver mais e melhor as suas competências.

Já no penúltimo dia de formação desta mobilidade a Berlim, realizou-se uma visita a um centro de apoio a alunos oriundos de diferentes países, “Multikulturelles Jugend Integrationszentrum”, que tem como objetivo ajudar crianças e jovens filhos de emigrantes, na sua adaptação a um novo país, a uma nova cultura e um novo sistema de ensino, ajudando-as a conhecer a língua e melhorar as suas aprendizagens, facilitando assim a sua integração; mais tarde, o Prof. Dr. Jochen Hille, abordou as aulas multiculturais, “Multicultural Classes”, abordando-se um pouco da história da migração para a Alemanha, e ainda sobre o papel do professor e as suas alterações, tendo por base os diferentes grupos de imigrantes.

No último dia, após o termo da formação, foram entregues os certificados de participação aos docentes formandos.


Foram dias intensos de formação, onde também houve espaço para momentos culturais, tendo-se tido a oportunidade de visitar outros pontos de interesse em Berlim, tais como uma ida ao BerlinZeit @Markisches Museum, o Memorial do muro de Berlim, o East Side Gallery, entre outros locais de interesse cultural e também gastronómicos. Viele Dank



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page