Professores galegos visitam o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia no âmbito do programa Erasmus+
- helenaconceicao
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Entre os dias 9 e 11 de fevereiro de 2026, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia (AEAB) recebe um grupo de professores provenientes da Galiza (Espanha), no âmbito de uma mobilidade de Job Shadowing integrada no programa Erasmus+.
Esta visita teve como principal objetivo a partilha de práticas pedagógicas, a observação direta de contextos educativos portugueses e o reforço da cooperação europeia no domínio da educação, promovendo uma escola mais aberta, inclusiva e alinhada com os desafios atuais do ensino.
Os docentes visitantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas de diferentes, áreas como Físico-Química, Ciências Naturais, Matemática, Música, História, TIC, bem como Educação Especial e Inclusão. Estão igualmente previstas atividades dinamizadas por clubes escolares, nomeadamente o Clube Ciência Viva na Escola, a Orquestra de Percussão Tradicional – Clube Arrufeiros e o Clube Tuna, evidenciando a diversidade da oferta educativa do agrupamento.
O programa incluiu ainda visitas guiadas às escolas do agrupamento, nomeadamente ao Centro Escolar de Atouguia da Baleia e à EB1 de Ferrel, momentos de contacto com a Direção do Agrupamento, bem como atividades de caráter inovador e colaborativo, como o Actionbound, promovendo metodologias ativas.
Para além da componente pedagógica, a mobilidade contemplou também momentos de convívio e visitas culturais, reforçando a dimensão intercultural do projeto e valorizando o conhecimento do território.
Esta iniciativa constituiu mais um passo na internacionalização do AEAB, reforçando o seu compromisso com a qualidade educativa, a inovação pedagógica e a formação contínua dos docentes, em consonância com os princípios do programa Erasmus+ da União Europeia (Comissão Europeia, 2023).
Porque aprender com os outros também faz parte do currículo — ainda que não venha no manual.





Comentários