Oficina das Histórias Escondidas e Oficina Como Nasce um Livro? Partilha de Marina Palácio



"Tenho estado a “oficinar” diariamente desde 10 de janeiro, mas gostaria de partilhar umas sessões de dezembro do ano passado."


"Não é a primeira vez que a professora-bibliotecária Cristina me desafia para realizar oficinas com alunos mais velhos. Desta vez, juntamente com os professores de português escolheram a «


» para os 7º, 8º e 9º anos e que acabou por ser uma experiência muito divertida. Pois estes alunos faziam comentários cómicos sobre os seus resultados gráficos perante os desafios que eu lançava.

No entanto, notei uma diferença no uso da técnica de desenho que dificilmente verifico com participantes mais pequenos. Observei resultados muito bons e graficamente muito interessantes.

Quanto à «Oficina das Histórias às Escondidas» escolhida para as turmas do 5º ano, os alunos ficaram mesmo muito despenteados criativamente a partir de uma antologia poética «Um Tigre na Rua», que gosto muito.

E, os resultados foram espantosos para mim, para todos. Por vezes, fico mesmo feliz de conseguir potenciá-los tanto em tão pouco tempo.

Sem dúvida que esta é uma escola “fora da caixa”, situada quase no “campo”, muito acolhedora e atenta, sem toques de entrada/saída e com o Clube de Rádio a funcionar durante os intervalos.

Uma professora deixou-me o desafio de criar uma oficina de matemática e acrescento poesia. Agrada-me esta associação.

Partilho alguns momentos belos de outras sessões que também aconteceram ainda no ano passado, no JI de Sto Isidoro e no JI da Carvoeira. Escolheram uma das minhas oficinas mais “plástica”, versátil e movimentada que se inspira a partir da leitura de uma obra sonora – A «Oficina de Luz e Desenhos em Movimento». É sempre uma alegria regressar a estas escolas onde algumas crianças já me conhecem e há uma relação de carinho e amizade com as professoras.

Fico muito grata a todos pela confiança e convite!

Partilho alguns momentos poéticos.

Marina Palácio















30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Divulgam-se os horários dos transportes - Rodoviária do Oeste