Mobilidade Erasmus+ KA1- Oslo

De 04 a 10 de abril de 2022 realizou-se em Oslo, Noruega, a quinta formação (42 horas) para docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, prevista no âmbito do Projeto Erasmus+ Ação-Chave 1 (KA1) “Por uma Escola Inclusiva” com o seguinte tema: “Special Education Classroom: Effectiveness and Productive Learning Environment”.


O Curso de formação realizou-se durante sete dias, de 4 a 10 de abril, e o programa dividiu-se em sete módulos. Foram dinamizadas atividades e tarefas na sala do curso (“Minibox meeting room”, no CityBox) assim como trabalho colaborativo na sala de curso e nas visitas dinamizadas pela formadora. Foram realizadas visitas programadas a museus e sítios histórico-culturais de Oslo, tendo como guia a própria formadora.


Foram ainda realizadas sessões simultâneas e conjuntas, já anteriormente programadas com outros grupos de professores, mas com módulos em comum que em muito enriqueceu a partilha e a cooperação, bem como o estabelecimento de rede de contactos para futura colaboração e partilha.

De todo o programa destacam-se o “Jigsaw method”, o “Power of Yet” e, no respeitante às TIC, o “Actionbound”, para além de diferentes estratégias para aplicar junto de alunos com problemas emocionais e/ou de comportamento.


Durante a formação houve a oportunidade para a partilha de boas práticas inclusivas entre docentes de diferentes nacionalidades e para a realização de atividades de promoção do bem-estar docente, bem como pelas relações interpessoais que se estabeleceram entre todos os docentes participantes, que se traduziu na construção colaborativa do aperfeiçoamento profissional docente.









38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Informa-se que no acesso ao site da plataforma MEGA (https://manuaisescolares.pt/) está disponível as datas de emissão dos vales relativos aos manuais escolares para o ano letivo 2022/2023, referente