top of page

Mobilidade Erasmus+KA1 - Going Digital in an Innovative Classroom - Praga

Duas professoras do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia participaram numa mobilidade ERASMUS+ em Praga, entre os dias 10 e 14 de junho. O programa de formação, intitulado "Going Digital in an Innovative Classroom" focou-se na melhoria da qualidade e eficácia do processo educativo em qualquer sala de aula.

O curso de cariz muito prático teve como principais objetivos, o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a integração de alunos de minorias. Treinaram-se diversas estratégias com utilização das TIC para promover um melhor desenvolvimento das competências do século XXI.

Os participantes trabalharam num ambiente colaborativo e reflexivo, onde foram apresentados conteúdos temáticos e interdisciplinares em nove módulos. Através de exemplos práticos e do design das suas próprias tarefas e planos de aula, as professoras partilharam ideias, desenvolveram competências, conheceram novas ferramentas e criaram recursos inovadores.

Os módulos do curso incluíram tópicos como "Gamifying the Classroom", "Using Games and Game Strategies for Enhancing Learning", "Critical and Creative Thinking Through Games", "Outdoor Games for Active Learning, Using QR Codes", "First exposure to Flipped Classroom", "Strategies for Effective Lesson Planning", "Tools for Efficient Presentations", "Tools for Creating your own Webpage", e um "Final Workshop".

Os resultados de aprendizagem da formação visaram aprimorar competências para utilização de várias metodologias e técnicas de ensino inovadoras centradas no aluno, incentivar a resolução de tarefas significativas e desenvolver competências transversais.

As professoras também tiveram a oportunidade de conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da UE, envolver-se em experiências de aprendizagem intercultural, trocar ideias e construir uma rede para futura cooperação internacional. Esta mobilidade ERASMUS+ em Praga certamente contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional das professoras de Atouguia, além de enriquecer as suas competências de comunicação e competências em línguas estrangeiras.



 



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page