top of page

Mobilidade Erasmus+ - Galway

De 15 a 20 de abril realizou-se mais uma mobilidade integrada no programa Erasmus+, desta feita à cidade de Galway, na Irlanda, a quarta maior cidade do país e a maior da província de Connacht. Esta experiência formativa contou com a participação de uma docente de Educação Especial, de uma coordenadora técnica administrativa e de dois assistentes operacionais. Dadas as características específicas de um dos participantes, houve a necessidade de enriquecer esta “equipa” com um acompanhante designado para auxiliar especificamente o assistente operacional portador de deficiência visual.

A unidade de acolhimento desta aventura foi a Europass Teacher Academy - Bridge Mills Galway Language Centre, situado no The Bridge Mills, um moinho do século XVIII situado no rio Corib, no centro de Galway. Das janelas da escola há uma vista soberba do rio Corrib, o segundo mais rápido da Europa, o que desde logo deixava antever que esta experiência seria marcada por aprendizagens fluentes, rápidas e com rumo a “águas” futuras portadoras de boas novas.

Neste curso de 30 horas de formação, cada elemento, previamente posicionado no seu nível de proficiência linguística, teve a oportunidade de melhorar as suas competências linguísticas no âmbito da língua inglesa, frequentando aulas e realizando diversas atividades promotoras de competências específicas no domínio da fala e da escrita. Diariamente realizaram tarefas envolvendo a audição, leitura e exploração oral e escrita de textos diversos, aprofundamento e/ou reforço de conhecimentos gramaticais, promoção de atividades de interação e conversação.

Tiveram, ainda, a oportunidade de explorar a cultura e a história local quer através da convivência diária com outros formandos quer pela promoção de visitas guiadas por locais turísticos e de referência da cidade que os acolheu, permitindo-lhes deste modo o desenvolvimento de conexões extremamente positivas e facilitadoras não só dos conhecimentos adquiridos, mas também de práticas relevantes para o seu crescimento pessoal e profissional.

A semana culminou com um passeio turístico de autocarro por locais emblemáticos e de grande beleza desta província, destacando-se, com particular entusiasmo e espírito de querer ir o mais alto possível nesta caminhada, as Cliffs of Moher - Falésias de Moher, erguidas sobre a acidentada costa de West Clare. Um local arrebatador como arrebatadora foi esta “viagem”!

Terminada esta mobilidade de Erasmus+, o balanço final desta experiência francamente positiva pode ser explanado através duma citação de um dos mais ilustres artistas da nossa história, Leonardo da Vinci. Como este brilhantemente salientou: “Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

E assim, com pinceladas feitas de grande afeto, companheirismo, generosidade, respeito pela individualidade e sobretudo pela sede de conhecimento, foi pintada mais uma TELA... que muito acrescentará certamente à história pessoal de cada um dos intervenientes e ao património emocional e académico do nosso Agrupamento!



56 visualizações0 comentário

留言


bottom of page