top of page

Eco-friendly classroom in the digital ageErasmus+ Project KA121

Realizou-se em Chantilly – França a mobilidade Erasmus subordinada ao tema «Eco-friendly classroom in the digital age». A formação teve lugar entre os dias 20 a 24 de fevereiro de 2023, com a participação das professoras do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, Ana Leonor Correia, Susana Barata e Virgínia Rodrigues. Participaram ainda nesta mobilidade dois professores de nacionalidade espanhola e quatro professoras de nacionalidade romena.

Esta formação pretendeu munir os professores participantes de diversas competências, tais como:

– Implementar ferramentas e métodos relevantes com vista a uma educação sustentável;

– Construir planos de aula que visem promover nos alunos competências relacionadas com a sustentabilidade, bem como potenciar nos mesmos a capacidade de agirem, integrando as novas tecnologias;

– Contribuir para a inovação e desenvolvimento da criatividade nos alunos, de modo a poderem identificar oportunidades e criar diferentes estratégias, capacitando-os para responder a novos desafios;

– Avaliar as práticas e refletir sobre o uso de tecnologias ecológicas e sustentáveis;

– Identificar conteúdos apropriados a abordar nas aulas que promovam o desenvolvimento de competências digitais nos alunos.

Nesta formação, os conteúdos abordados e as atividades desenvolvidas, despertaram para a constante necessidade de, na prática pedagógica, manter o equilíbrio entre o uso das novas tecnologias e a consciência ecológica e sustentável.

Ao longo dos dias, foram apresentadas ferramentas digitais, possíveis de trabalhar em sala de aula, que promovem nos alunos hábitos de vida sustentável, englobando dimensões ambiental, económica e social.

A par com as sessões de formação, houve a oportunidade, com a disponibilidade do formador, de se levarem a cabo algumas visitas culturais e gastronómicas, na vila de Chantilly, na vila de Senlis e na cidade de Paris.

Foi uma experiência única e enriquecedora, tanto a nível pessoal, cultural, como profissional, que decerto terá um impacto positivo, construtivo e inovador na prática pedagógica de cada um dos participantes.

28-02-2023





60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page