top of page

Dia Internacional da Matemática

Atualizado: 16 de mar.


Desde 2019, assinalamos o “dia do Pi” (14 de março – 3/14) como o Dia Internacional da Matemática. O tema definido para este ano dá ênfase à vertente lúdica e recreativa desta Ciência - “Playing with Math”.

 

Para comemorar esta data no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, foi lançado o concurso “Brincando com a Matemática”, no qual os alunos foram desafiados a produzir, individualmente ou em grupo, pequenos vídeos com duração até 15 segundos, focando uma atividade lúdica de Matemática, que fizesse parte do seu dia-a-dia. Muitos alunos puseram a sua criatividade a funcionar e participaram com qualidade neste concurso, pelo que estão de parabéns.

 

O júri do concurso deliberou que, de todos os vídeos entregues, merecem ser destacados os seguintes:

 

1.º ciclo

 

1.º – Mariana Noronha - ATG1 - (CEAB)

2.º – Leonardo Antunes - ATG1 (CEAB)

3.º - Maria Clara - ATG1 (CEAB)


 2.º Ciclo

 

1.º - Joana Oliveira e Letícia Oliveira (6.º C)

2.º - André Caldeira (5.º E)

3.º - André Monteiro (6.º C)

 

Menção honrosa – Madalena Duarte (5.º B)

 

3.º Ciclo

 

1.º - Matilde Martinho e Xavier Mónica (8.º B)

2.º - Carolina Ricardo e Salomé Oliveira (7.º G)

3.º - Alexandre Simões (8.º A)

 

A entrega de prémios aos 1.º, 2.º e 3.º classificados neste concurso e na competição “Bebras - desafios do pensamento computacional” terá lugar na próxima terça-feira, dia 19 de março, às 10:50, junto à Rádio.

 

A comemoração desta data no Agrupamento envolveu, também, a realização de uma “aula aberta”, onde se aprenderam e/ou praticaram diversos Jogos Matemáticos de estratégia e cálculo mental (Supertmatik, Rastros, Semáforo, Produto, Dominório, Atari Go, etc.). Estas atividades decorreram na Sala 6, em colaboração com o Clube de Ciência Viva.

 

Recomendamos, a toda a comunidade educativa, uma visita à exposição “Sólidos por toda a parte”, junto à Reprografia, que inclui diversos trabalhos realizados por alunos do 9.º ano, orientados pelos docentes Alexandre Fonseca e Andreia Serra. Nesse espaço poderão, também, encontrar o mural gráfico alusivo à Matemática, elaborado pelas turmas A, B e C do 5.º ano, sob orientação da docente Cristina Correia, que irá, futuramente, embelezar uma sala, na escola sede do agrupamento.



 



 

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page