Dia Internacional da Matemática

No dia de hoje comemora-se, pela 3.ª vez, o Dia Internacional da Matemática, proclamado pela UNESCO. O objetivo deste dia é ser um momento especial para celebrar a Matemática, em todas as suas formas e em todo o mundo.

Mais uma vez, a nossa Escola Básica de Atouguia da Baleia assinala esta data, que associamos, desde há muito tempo, ao número Pi.

O tema internacional para 2022 é “Mathematics Unites”, ou seja, “A Matemática Une!” e pretende dar cor a esta celebração, despertar a criatividade e unir-nos em torno de conceitos e ideias comuns.

Este tema foi proposto por uma aluna da Universidade de Ottawa, Yuliya Nesterova, que justificou a sua escolha do seguinte modo: “A Matemática une, assinala que a Matemática é uma linguagem universal que todos temos e uma disciplina comum, através da qual nos encontramos[1]”.

Assim, desafiámos todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos a participar num concurso fotográfico, que consistia em tirar fotografias que contivessem Matemática. As regras do jogo exigiam que cada aluno procurasse integrar-se num grupo de alunos da mesma turma, que se unisse para formar, construir ou identificar um objeto com interesse matemático.

Com a criatividade de todos em colaboração, foi possível ajudar a revelar e representar diversos aspetos da Matemática, que se encontram ou podem construir, um pouco por toda a parte.

Foram submetidas, ao todo, 82 fotografias. O júri do concurso decidiu, após votação, premiar os seguintes grupos de alunos, por ano de escolaridade:


5.º ano

  • 1.º Lugar (Ex-aequo): “Ângulos” - Carol Rosa, Lourenço Antunes, Miguel Vitorino - 5.º B

  • 1.º Lugar (Ex-aequo): “Tempo” - Turma 5.º D

6.º ano

  • 1.º Lugar - “Infinito” - Turma 6.º G

  • 2.º lugar - “Triângulo” - Afonso Ferreira, Matilde Martinho e Yasmin Carvalho, 6.º B

7.º ano

  • 1.º Lugar - “Calculadora Humana” - Maria Inês Gomes e Flávia Caetano, 7.º E

  • 2.º lugar - “2022 em numeração romana” - Diogo Soares, Martin Lourenço, Gabriel Gil, José Ferreira, Gonçalo Bem, Simão Marques, Afonso Ferreira e Simão Dias, 7.º E

8.º ano

  • 1.º Lugar - “Triângulo”, Rui Costa e Gustavo Rangel, 8.º A

  • 2.º lugar - “3.14”, Turma 8.º D

9.º ano

  • 1.º Lugar - “Sequência”, Turma 9.º D

  • 2.º lugar - “Pi”, Carolina Oliveira e Rita Fonseca, 9.º E

Os docentes de Matemática da Escola Básica de Atouguia da Baleia saúdam todos os alunos que participaram neste desafio fotográfico e mostraram a todos que, quando nos unimos e somos criativos, podemos construir algo novo.

Link para o vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1nTbfafdvErdX3ihSMTLqXZHitVEpD7TW/view?usp=sharing


[1] “Mathematics unites, to signal that it is a common language we all have and a common subject with which to find one another.” - Yuliya Nesterova, Universidade de Ottawa.












66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Informa-se que no acesso ao site da plataforma MEGA (https://manuaisescolares.pt/) está disponível as datas de emissão dos vales relativos aos manuais escolares para o ano letivo 2022/2023, referente