top of page

3.ª Mobilidade Erasmus KA1 - Por uma Escola Inclusiva Islândia

Atualizado: 11 de abr. de 2022

Curso de formação - “Special Needs and Inclusive Education

No âmbito do Projeto Erasmus+ Ação-Chave 1 (KA1) - Por uma Escola Inclusiva, a uma latitude de 64º N, sob um dos mais rigorosos invernos dos últimos anos em Reykjavik (Islândia), realizou-se uma mobilidade individual para fins de aprendizagem, que contou com a participação de quatro docentes de grupos disciplinares distintos e diferentes níveis de ensino.

Esta mobilidade decorreu de 13 a 18 de março. Entre os vários cursos que decorriam em simultâneo, as docentes em mobilidade participaram no curso “Special Needs and Inclusive Education” - Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva. O curso foi dinamizado por Rachel Bennett, originária de Inglaterra, uma profissional de artes performativas, experiente e inovadora, que ao longo dos últimos vinte e cinco anos tem trabalhado de forma proativa com pessoas com necessidades educativas especiais permanentes.

Esta formação teve como principais objetivos:

- identificar o que já está a ser desenvolvido na área da inclusão;

- usar as ferramentas para desenvolver práticas inclusivas e utilizá-las em todos os níveis e em diferentes cenários;

- usar a criatividade como técnica para que o docente invista em si mesmo e capacite os seus alunos;

- ajudar a mudar mentalidades para que pessoas com necessidades educativas especais tenham um papel ativo, valorizando as capacidades de todos e o contributo que cada um pode acrescentar à sociedade.

Nesta formação houve oportunidade para a partilha de boas práticas inclusivas entre docentes de diferentes nacionalidades e para a realização de atividades de promoção do bem-estar docente. Houve ainda tempo para aprofundar o conhecimento sobre o sistema educativo islandês, culminando com a visita a uma escola pública local.

Foi uma experiência única e muito gratificante para as docentes envolvidas, que contribuiu muito positivamente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Curso de formação - "Special Needs and Inclusive Education"


Hallgrímskirkja, Reykjavik


Sun Voyager, Reykjavik


Tjörnin, Reykjavik

94 visualizações0 comentário
bottom of page