top of page

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas

Durante o mês de outubro houve grande azáfama na Biblioteca do CEAB, na celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, dentro do projeto "À Roda dos Livros, Ler, Contar, Imaginar".

Com propostas diferenciadas, dinamizadas com a preciosa colaboração dos docentes, houve a leitura de 10 histórias diferentes, com dinâmicas que procuraram estimular a criação e imaginação: ateliers de expressão plástica com técnica mista, de construção tridimensional utilizando materiais de desperdício, reconto e dramatização da história.

As paredes e móveis da Biblioteca acolheram as fantásticas produções e criações de todos os grupos e turmas, e todas as crianças e alunos tiveram oportunidade de se espantar ao visitar a exposição "Na minha biblioteca, eu crio, eu imagino"

Um forte aplauso a todas as crianças, alunos, famílias, educadoras, professores e assistentes, por se deixarem contagiar pela magia da leitura, que alimenta a imaginação!


Nas salas PréATG1 e PréATG2 fez-se a leitura da história "A Lagartinha Comilona" de Eric Carle e o reconto pelas crianças com marionetas de vara; Ateliers de expressão plástica com técnica mista, a partir do trabalho de André Caetano, ilustrador – nas salas Pré ATG4 e ATG6 – na turma do 2.o ano, a partir do livro "Eu quero um gato!", de Tony Ross e ATG4 . Na turma do 1.o ano, a partir do livro A "Amélia quer um cão", de Tim Bowley; Atelier com folhas secas e desenhos, a partir do livro pop-up "Folhas de Outono" com as crianças da Pré-ATG3; Ateliers de construção tridimensional em trabalho colaborativo a partir do livro "Não É Uma Caixa!" de Antoinette Portis, com a ATG5 - 1.o ano um foguetão e a ATG7- 2.o ano, uma autocaravana; . A partir da história Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa, alunos e famílias da ATG3 - 3.o ano, imaginaram e construíram seres estranhos e bizarros. Na turma ATG8 - 3.o ano, os alunos planearam e executaram em grupo a reinterpretação tridimensional dos vários momentos da história " O Rato do campo e o Rato da Cidade", de Alice Vieira e Henrique Cayatte. A leitura do livro "A grande fábrica de palavras" de suscitou a atenção dos alunos do 4.o ano da turma ATG 5, que brincaram com palavras e os seus múltiplos sentidos e com elas inventaram palavras com novos significados. A partir do livro "A Locomotiva", de Julien Tuwim e Paulo Galindro, a turma ATG2 planeou e construiu tridimensionalmente, a pares, os vagões de uma locomotiva para Oeste, recriando coletivamente também o poema original polaco. Por fim, e para encerrar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos da turma ATG1 prepararam a dramatização da obra "As cozinheiras de livros", de Margarida Botelho, que apresentaram a todos os colegas dos 3.os e 4.os anos, na Biblioteca. As paredes e móveis da Biblioteca acolheram as fantásticas produções e criações de todos os grupos e turmas, e todas as crianças e alunos tiveram oportunidade de se espantar ao visitar a exposição "Na minha biblioteca, eu crio, eu imagino" Um forte aplauso a todas as crianças, alunos, famílias, educadoras, professores e assistentes, por se deixarem contagiar pela magia da leitura, que alimenta a imaginação!

Obrigado a todos!



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page