top of page

Centenário de José Saramago

No Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, a comemoração do centenário de José Saramago assinalou-se, entre os dias 16 de novembro 2021 e 16 de novembro de 2022, com diversas parcerias entre as Bibliotecas e os diferentes níveis de ensino.

A leitura da obra “A Maior Flor do Mundo” e a construção de uma flor tridimensional pelos os alunos do 1.º ciclo da EB1 de Geraldes abriram a programação da celebração do centenário do escritor em 2021. O vídeo desta atividade foi enviado para a Fundação José Saramago.

Ainda nesse ano letivo e no decurso da “Festa da Leitura”, a professora Bibliotecária da ESTM apresentou diferentes leituras acerca da obra de José Saramago (“Maior Flor do Mundo e Lagarto”). No seguimento desta atividade, foram, ainda, desenvolvidos trabalhos na área das expressões (plástica e dramática).

No culminar da comemoração desta efeméride, os diferentes níveis de ensino, em parceria com as Bibliotecas do nosso Agrupamento, promoveram diferentes atividades, envolvendo o livro, a leitura, a escrita e a expressão plástica.

Esteve, também, patente uma exposição de caricaturas, de livros e de trabalhos realizados pelos alunos, aberta a toda a comunidade educativa

Todas estas atividades realizadas durante um ano envolveram os alunos não só intensamente, como também interessadamente. Foram uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na vida dos mais novos, que conheceram e gostaram de Saramago.

Parabéns, José Saramago!



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page